quinta-feira, 1 de novembro de 2012

COMO FAZER A SONDAGEM – ALFABETIZAÇÃO INICIAL

Sondagem de hipótese de escrita 

Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes pelas pesquisas de FERREIRO e TEBEROSKY (1979), sabe-se que a criança já pensa sobre a escrita antes mesmo da alfabetização, isto é, a aquisição da representação escrita se dá por uma psicogênese, um processo de assimilação e acomodação de novas aprendizagens, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, muito antes de ingressarem na primeira série do ensino fundamental.

Como fazer a sondagem
Escolher 4 palavras na ordem: 1 polissílaba, 1 trissílaba, 1 dissílaba e 1 monossílaba.
Devem ser do mesmo campo semântico.
Ex.:
RI NO CE RON TE
CA CHO RRO
TI GRE

Como fazer a sondagem
Criar uma frase com uma das palavras pertencentes ao rol para observar se há estabilidade na escrita.
Ex.:
O CACHORRO ESTÁ LATINDO.
Material sondagem – 1
TORNOZELO
CABEÇA
BRAÇO

MINHA CABEÇA DÓI.
Material sondagem – 2
MELANCIA
AMEIXA
PERA
NOZ
A AMEIXA ESTÁ MADURA.
Material sondagem – 3
ANIVERSÁRIO
BEXIGA
DOCE
PÃO
O DOCE ERA DE CHOCOLATE

Como fazer a sondagem
Quando o educador encontrar dificuldade para realizar a leitura da escrita do aluno, é importante pedir para que ele leia apontando as letras e sinais correspondentes à fala.

Como fazer a sondagem
Para os alunos alfabetizados :
Reescrita de um texto narrativo (escolher um texto bem escrito)
Ex.:
O PATINHO FEIO
SONDAGEM – 2
ELENCAR ITENS : RECONHECE O GÊNERO, NORMAL PADRÃO…
CONTAR HISTÓRIA E PEDIR REESCRITA
ESCRITA COLETIVA
Escrita pré-silábica
Há uma ausência de relação entre a escrita e os aspectos sonoros da fala, isto é, não existe busca de correspondência entre as letras e os sons.
Escrita silábica sem valor sonoro
Tendem a estabelecer uma correspondência sistemática entre a quantidade de letras utilizadas e a quantidade de sílabas que se deseja escrever – sem o valor sonoro correspondente.
Escrita silábica com valor sonoro
Neste caso, as letras utilizadas pertencem realmente, em todas ocasiões, à sílaba que se tenta representar.
Escrita silábica alfabética
Período de transição, no qual a criança trabalha simultaneamente com duas hipóteses diferentes.
A escrita apresenta sílabas completas e sílabas representadas por uma só letra.
Escrita alfabética
As escritas são construídas com base em uma correspondência entre fonemas (sons) e grafemas (letras).
Exemplo 1 ALFABÉTICA
Exemplo 2 SILÁBICO COM VALOR SONORO
Exemplo 3 PRÉ-SILÁBICO
Exemplo 4 SILÁBICO ALFABÉTICO
Exemplo 5 SILÁBICO SEM VALOR SONORO
Resumo de história

Recuperação Paralela
Ações:
1. Avaliação (sondagem)
2. Organização da sala
3. Determinar objetivos/atividades
4. Trabalho em sala
5. Avaliação (nova sondagem)
Intervenções
Dê a ela as informações que pedir. Ajude a fazer observações e comparações. Ajude a identificar semelhanças e diferenças. Peça-lhe que leia o que escreveu. Incentive a escrever e a ler do jeito que ela acha que é. Faça perguntas:
– “Por que você escreveu desse jeito?” – “Você acha que tem mais alguma letra?” – “Por que você pôs esse a , aqui?” – “Por que aqui você escreveu a palavra desse jeito e aqui você escreveu de outro jeito?” – “As palavras têm um jeito só de escrever ou elas podem ser escritas de vários jeitos?” – “Se mudarmos a ordem das letras continua escrito a mesma coisa?” – “Duas palavras diferentes podem ser escritas do mesmo jeito?”
Em grupo
Liste ações/atividades pedagógicas para solucionar os problemas evidenciados na redação.
Organização da sala
Sugestão: Organizar a sala em duplas
Agrupar por hipóteses de escrita
Hipóteses próximas
Agrupar de acordo desenvolvimento
Agrupamento Par menos competente Par muito mais competente RECOMENDADO NÃO RECOMENDADO NÃO RECOMENDADO Par menos competente Par mais competente Par menos competente Par menos competente
Duplas
Aprender juntos:
pré-silábico  silábico sem valor sonoro
silábico sem valor sonoro  silábico com valor sonoro
silábico com valor sonoro  silábico alfabético
silábico alfabético  alfabético
Rotina de leitura e escrita
Deve incluir:
Leitura para repertório (professor)
Cabeçalho (nome do aluno, cidade…)
Atividade de leitura do aluno
Atividade de escrita e reescrita
Compreensão escrita (questões)
Leitura para repertório
Diversos gêneros:
Poesia
Narrações
Crônicas
Contos
Lendas
Leitura com objetivo
Ler para:
Informar sobre atualidades
Localizar endereços e telefones
Fazer uma receita
Comprar algo
Escrita com objetivo
Escrever para:
Solicitar algo
Reclamar de alguma coisa
Lembrar de fazer algo
Anotar recados para alguém
Avaliação
Processo formativo e contínuo
2 modelos de avaliação:
Avaliação do ensino
Avaliação das aprendizagens
Avaliação do ensino
Envolve:
Objetivos de aprendizagem
Planejamento da atividade
Encaminhamento da atividade
Avaliação das aprendizagens
Envolve:
Atenção do aluno
Participação
Habilidades e estratégias de leitura e escrita
Outros itens que o professor considerar relevantes
Portfólio
Oportunidade de:
organizar o trabalho
acompanhar o desenvolvimento dos alunos
recuperar o processo
Portfólio
Capa
Relatório do coordenador
Relatório do professor(es)
Quadro geral das turmas
Ficha diagnóstica
Anexo das atividades desenvolvidas
Outros itens e observações que o professor e/ou coordenador desejar incluir .

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